"E não apenas os textos sagrados, mas cada coisa que colocamos no papel, porque a mão que traça as linhas reflete a alma de quem as escreve." A Bruxa de Portobello - Paulo Coelho

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Halloween... dia das bruxas




Não podia deixar de fazer uma materia sobre o Halloween, já que na Inglaterra é um dos eventos mais comemorados, tanto quanto o natal e o ano novo. As crianças se fantasiam pra ir a escola, e recebem doces e gostosuras dos professores.
É um dia festivo, os mais velinhos vão aos Pubs a caráter e os enfeites das festas, vai de abóboras, velas, lanternas, teias de aranha e muitas outras coisas relacionadas, como as caveras e esqueletos.

O dia das bruxas na origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.




Na origem Católica relata que desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses  num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.


Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.






Quem sabe no ano que vem eu participo da festa e ai posto aqui pra vcs :)
hehehehehehe


_Janah Ferreira_

Nenhum comentário:

Postar um comentário